Ouça agora

CORRESPONDENTE REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Agricultura

Focos de gafanhotos são encontrados em mais dois municípios da Região Celeiro

Focos de gafanhotos são encontrados em mais dois municípios da Região Celeiro
Luiz Carlos Pommer/Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto
  • 02/12/2020 - 17:28
  • Atualizado 03/12/2020 - 09:19

O avanço da infestação de gafanhotos para mais dois municípios da Região Celeiro poderá exigir a pulverização química em algumas regiões. A aplicação pode ser necessária devido a condições climáticas favoráveis ao aumento do número de insetos, mas ainda esbarra em aprovação legal do Ministério da Agricultura e questões técnicas. As informações são do Jornal do Comércio.

Além de São Valério do Sul e Santo Augusto, há relatos de infestações em Bom Progresso e Coronel Bicaco. Nas duas primeiras cidades, os insetos teriam atacado 5% de uma lavoura, de acordo com Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria de Agricultura do Estado.

Com isso, o Estado avalia qual químico que poderia ser adotado e a real necessidade. 

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto, porém, Clovis Sequinatto, um combate com aviões agrícolas e defensivos químicos precisa ser adotado o mais rápido possível.

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ernani Polo, que é de Santo Augusto, também tenta, junto ao Ministério da Agricultura, a liberação emergencial de determinados princípios ativos para o combate mais direcionado a espécie identificada na região. A aplicação poderia tanto ser aérea ou com pulverizadores mecânicos em terra.

Fonte: Redação