Ouça agora

BAÚ DA 94

com ALEXANDRE DE SOUZA

Agricultura

Emater projeta safra de soja recorde em Três de Maio

Emater projeta safra de soja recorde em Três de Maio
Emater/RS-Ascar
  • 30/03/2021 - 17:26

Com uma produção estimada de 70,2 mi de toneladas, a soja no município de Três de Maio nesta safra (2020/2021), que ocupa área de 20,2 mil hectares, vai movimentar de R$ 160 a R$ 190 milhões. Será uma safra recorde e o faturamento histórico será impulsionado pelo câmbio com o dólar em alta.

Conforme o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar local, Leonardo Rustick, graças às condições favoráveis para o desenvolvimento das lavouras, a estimativa de produtividade foi revista. O rendimento médio projetado, que era de 3,3 mil quilos por hectare (55 sacas por hectare), passou para 3.480 quilos por hectare (58 sacas por hectare).

Rustick lembra que o plantio da soja atrasou no atual ciclo devido à falta de umidade. Normalmente, a semeadura é feita nos meses de outubro e novembro, mas desta vez os produtores conseguiram plantar somente em dezembro. Só que, mesmo com a previsão de La Niña (fenômeno que reduz o volume de chuvas no RS), as condições climáticas foram favoráveis com umidade e calor. Isto fez com a cultura um excelente desenvolvimento.

Até agora apenas 2% da área plantada com a oleaginosa foi colhida em Três de Maio. Em torno de 70% das lavouras se encontram em fase final de enchimento de grãos e maturação. Nas próximas semanas, será comum avistar colheitadeiras e caminhões retirando os grãos das propriedades rurais.

-  Devido a pandemia, a economia está congelada em todo o mundo, Mas o agronegócio vamos segurar as pontas em nosso município – comemora Rustick.

Fonte: Redação