Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (12/09), os dois novos Juízes de Direitos Substitutos tomaram posse na Comarca de Três de Maio. Neider Moreira Reis Júnior assume a 2ª Vara Judicial e Paulo de Almeida Ferreira, a 1ª Vara.
Os magistrados já haviam tomado posse no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, juntamente com outros 90 aprovados, no dia 1º de julho.
O concurso para Juiz Substituto do Judiciário gaúcho é um dos mais disputados certames do país. Dedicação, perseverança e renúncias fazem parte da caminhada até a conquista da aprovação. O edital 12/2015 teve mais de 11 mil inscritos. Entre a inscrição e a posse o percurso foi longo, cerca de sete anos. A homologação do resultado do certame acabou sendo prorrogada devido a decisões judiciais, além de reflexos causados pela pandemia.
A solenidade contou com a participação de autoridades da região, como prefeitos e representantes do Ministério Público Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil. As Juízas Priscilla Danielle Varjão Cordeiro e Cristina Son foram transferidas para outras comarcas. Priscilla, no entanto, ainda permanece no cargo até a realização das Eleições deste ano, tendo em vista que ela é também Juíza Eleitoral de Três de Maio.
Neider Moreira Reis tem 36 anos e é natural de Caratinga (MG).
Trajetória: Atuou no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no cargo de Auxiliar Judiciário (2006 a 2009). Como Advogado, atuou nos escritórios Nepomucenos Advogados Associados (2010-2011) e Moreira & Fraga Advocacia e Consultoria Jurídica (2011-2016). Em 2016, ingressou no Tribunal de Justiça de Pernambuco, no cargo de Juiz de Direito, onde permaneceu até ser aprovado no concurso do Judiciário do Rio Grande do Sul.
Para ele, “Ser Juiz é ter a abençoada oportunidade de contribuir com a evolução social, trazendo para a realidade a vontade abstrata da Constituição e das leis, sem se descurar da necessária proteção dos direitos das minorias e dos vulneráveis”.
Paulo de Almeida Ferreira tem 36 anos e nasceu em Praia Grande (SP).
Trajetória: Terminou a faculdade de Direito em 2008. Advogou em dois escritórios entre 2009 a 2017. Em julho de 2017 tomou posse no cargo de Procurador no Município de Praia Grande (SP), onde esteve lotado no Gabinete da Prefeita. Fez três especializações (Direito Empresarial, Filosofia do Direito e Direito Público) e Mestrado em Direito, Justiça e Desenvolvimento, cuja dissertação foi publicada pela editora Lumen "Juris" (Participação Popular na Produção de Leis – 2021).
Na sua visão: “Ser Juiz é se ater aos fatos, e não às pessoas, e saber que cada situação tem seus detalhes, particularidades. Ser Juiz é se comprometer com os estudos, diante da diversidade de casos que enfrenta, exigindo atualização e crescimento contínuos: não há espaço para o comodismo”.