Horário sem programação!

Agricultura

John Deere suspende por 60 dias produção de máquinas em Horizontina

John Deere suspende por 60 dias produção de máquinas em Horizontina
Divulgação/John Deere
  • 28/02/2024 - 22:50
  • Atualizado 29/02/2024 - 13:06

A John Deere vai suspender por 60 dias a produção na fábrica de colheitadeiras e plantadeiras de Horizontina. Para evitar cerca de 300 demissões, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Região, Jorge Luís Ramos, informa que está sendo negociada a suspensão temporária do contrato dos trabalhadores durante o período. A fábrica emprega 1,7 mil pessoas. 

De acordo com o portal GZH, a John Deere disse, em nota, que busca a "solução mais adequada para ajustar a taxa diária de produção em sua fábrica." No ano passado, a multinacional americana já havia demitido em torno de 450 funcionários. Por sua vez, o Jornal do Comércio noticiiou que com as revendas abarrotadas de produtos e os negócios estagnados, a empresa optou por paralisar as atividades até a retomada das encomendas.

Nesta quarta-feira (28/2), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou que espera uma retração de 11% nas vendas de máquinas agrícolas em 2024, para 54,3 mil unidades, depois de ter contabilizado um recuo de 13,2% em 2023.

O presidente da Anfavea, Márcio Leite, disse, em entrevista coletiva, que as elevadas taxas dos financiamentos afetaram os resultados. Segundo ele, pelo menos 60% das decisões de trocas de máquinas agrícolas se baseiam em crédito.

“Aquele produtor que depende de uma linha de crédito, acaba sempre repensando no momento de trocar sua máquina. Somente quem tem capital próprio consegue fazer a troca imediata”, disse.