Ouça agora

RADAR 94 - ALEXANDRE DE SOUZA

com ALEXANDRE DE SOUZA

Agricultura

Produtores da região de Santa Rosa participam de dia de campo sobre soja

Produtores da região de Santa Rosa participam de dia de campo sobre soja
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
  • 11/02/2026 - 16:51
  • Atualizado 11/02/2026 - 16:57

Época de plantio, manejo de doenças e resultados de experimentos de produtos e cultivares foram abordados no dia de campo com ênfase na inovação e lucratividade em áreas de soja, realizado no centro experimental da Agriplus, em Santa Rosa, nesta terça-feira (10/02). No evento, que contou com a parceria do Sicredi, Emater/RS-Ascar e outras instituições, foram apresentadas informações sobre estudos realizados na área há seis anos, com destaque para a relação entre período de plantio e efeitos da deficiência hídrica nos meses de janeiro e fevereiro, período crítico para a cultura.

Coordenada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador Sérgio Schneider, a unidade recebeu durante o dia de campo mais de mil pessoas, de cerca de 40 municípios da região de Santa Rosa, interessadas em conferir os resultados e acompanhar informações compartilhadas por empresas e entidades de diferentes pontos do Estado.

As orientações apresentadas contribuem com estratégias de manejo mais eficientes, sustentáveis e resilientes, apoiando diretamente os produtores da região.

Monitoramento da Ferrugem

A identificação e o monitoramento da ferrugem asiática estiveram em pauta no dia de campo. Na oportunidade, os participantes conheceram mais sobre o Programa Monitora Ferrugem RS, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e pela Emater/RS-Ascar, em parceria com instituições de ensino superior de diferentes pontos do Estado

Na safra de soja 2025/2026, as diferentes regiões receberam 100 coletores de esporos. Levando em conta que as plantas de soja são suscetíveis ao fungo em todos os estádios de desenvolvimento, os técnicos realizam acompanhamento semanal para lançamento dos dados para acesso público, facilitando a tomada de decisões dos agricultores. As informações estão disponíveis no site www.emater.tche.br.

Doença mais severa da cultura da soja, a ferrugem asiática tem como sintoma característico a apresentação de pequenas lesões de coloração castanha a marrom-escura, na face inferior da folha, assim como o aparecimento de esporos de coloração acinzentada. A infecção pelo fungo P. pachyrhizi provoca rápido amarelecimento, bronzeamento ou crestamento e queda prematura das folhas, impedindo a plena formação dos grãos.

A proliferação do fungo ocorre em temperaturas que variam de 10°C e 27,5°C, sendo a temperatura ideal para a infecção das plantas entre 15°C e 25°C, avançando com períodos prolongados de molhamento foliar. O patógeno é capaz de se multiplicar e se disseminar rapidamente, através das correntes de ar a longas distâncias

A detecção precoce e a ação imediata são importantes para reduzir perdas na produtividade. Os agricultores devem observar, de forma complementar, as condições ambientais indicadas no mapa de predisposição climática para a ocorrência da ferrugem asiática da soja no Rio Grande do Sul, também disponível no site da Emater/RS-Ascar.

Solos

Basilar para o êxito de todo o tipo de produção agropecuário, o manejo do solo e da água também recebeu ênfase em estação do dia de campo. A atenção voltada ao solo é fundamental para a resiliência produtiva, de modo especial diante de extremos climáticos que têm se repetido no Rio Grande do Sul.

A Emater/RS-Ascar também destacou a execução da Operação Terra Forte, política pública da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), considerada a maior iniciativa de recuperação de solos já proposta pelo Estado.