Ouça agora

JORNAL DO MEIO DIA

com ELISIANE LUDWIG

Geral

Caminhada para dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista

Caminhada para dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista
  • 04/04/2024 - 22:31
  • Atualizado 05/04/2024 - 12:53

O Abril Azul é comemorado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Três de Maio a Associação dos Pais e Familiares das Pessoas Autistas realizou na terça-feira (02/04) uma caminhada pela inclusão e contra o preconceito, que saiu da Praça da Matriz e foi até a Praça Henrique Becker Filho.

O objetivo, segundo Marcelo da Silveira e Angelita Marmitt, é trazer visibilidade para o tema. 

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao TEA.

Embora esteja centrado em dois eixos, a dificuldade de interação e comunicação sociais e o comportamento repetitivo e estereotipado, a pessoa com TEA pode apresentar também atraso do desenvolvimento da linguagem, dificuldades para se alimentar, irritação com barulhos, sons, toque e cheiros, por exemplo. Os especialistas chamam esse grupo de sintomas de alterações de processamento sensorial. 

De acordo com um relatório da Rede de Monitoramento de Autismo e Deficiências do Desenvolvimento do CDC, publicado em março de 2023, estima-se que 1 em cada 36 crianças são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. 

O diagnóstico de autismo pode demorar vários meses para ser confirmado depois que os responsáveis pela criança identificam os primeiros sinais. Por isso, é de extrema importância que, caso exista qualquer suspeita, os pais ou cuidadores conversem com o pediatra ou neuropediatra e iniciem o tratamento o quanto antes. 

Atividades do Abril Azul em Três de Maio

6 de abril - Manhã do adesivaço na rótula da Av. Uruguai com Av. Pasqualini e Rua Horizontina das 9hs às 10:30.
Dar visibilidade a Associação.

6 de abril - Tarde a partir das 14 horas confraternização com brinquedos e disponibilização de erva mate no Parque de exposições. Cada família traz um prato para partilhar.

10 de abril - Assessoria Jurídica para esclarecer o direito dos Autistas na Câmara de Vereadores às 19 horas.