Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Cultura

Cantor Agnaldo Rayol, que foi jurado do FEEC, morre aos 86 anos

Cantor Agnaldo Rayol, que foi jurado do FEEC, morre aos 86 anos
Instagram/Arquivo Pessoal/Reprodução
  • 04/11/2024 - 17:24
  • Atualizado 04/11/2024 - 17:24

O cantor Agnaldo Rayol morreu nesta segunda-feira (04/11) aos 86 anos de idade. Cantor lírico de repertório romântico e popular, Rayol fez sucesso com gravações de músicas em italiano e religiosas. Há mais de 50 anos ele era casado com Maria Gomes.

Segundo a assessoria de comunicação de Agnaldo Rayol, o cantor faleceu no Hospital HSANP, localizado no bairro de Santana, em São Paulo, após sofrer uma queda em seu apartamento, na madrugada. "Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agradece as manifestações de carinho e apoio. Informações sobre o velório e cerimônia de despedida serão divulgadas em breve”, informa a nota divulgada pela assessoria.

Nos anos 70, o cantor fez parte do seleto corpo de jurados do (FEEC) Festival Estadual Estudantil da Canção, promovido pelo Grêmio do então Colégio Estadual Cardeal Pacelli, que trouxe várias celebridades da televisão brasileira da época para Três de Maio.

Rayol começou a carreira em 1946 na Rádio Nacional, aos 8 anos de idade, no programa Papel Carbono, apresentado por Renato Murce.

Nascido no Rio de Janeiro em maio de 1938, ainda na infância Rayol se mudou com a família para Natal, no Rio Grande do Norte, onde atuou como ator e cantor nas rádios Araripe e Poti. Após o retorno ao Rio de Janeiro, foi contratado pela rádio Tupi e gravou seus primeiros álbuns.

O artista também apresentou programas de televisão e estrelou filmes.

Na TV Globo, Rayol brilhou ao cantar canções italianas temas de novelas, como Mia Gioconda, de O Rei do Gado (1996), e Tormento d'Amore, abertura da novela Terra Nostra (1999), gravada em Londres (Inglaterra, em dueto com a soprano Charlotte Church).

Em 1999, venceu o prêmio "Melhores do Ano", da TV Globo, na categoria "Melhor Cantor".