O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou, na noite desta quinta-feira (17/07), uma carta endereçada ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), dizendo que o aliado é alvo de "ataques" de um "sistema injusto".
"Este julgamento precisa parar imediatamente", afirmou, se referindo ao processo penal no qual Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por fazer parte do que seria um plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022.
"Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto (...) . Este processo deve terminar imediatamente!", afirma Trump, em carta com timbre da Casa Branca publicada em sua rede social, o Truth Social.
Trump segue a carta afirmando que está "muito preocupado" com os ataques à liberdade de expressão "tanto no Brasil como nos Estados Unidos" que estariam vindo "do atual governo".
Trump manifestou na carta ainda "sincera esperança" de que o Brasil "pare de atacar opositores políticos" e "acabe com seu ridículo regime de censura".
Bolsonaro é réu numa ação penal que apura a tentativa de ruptura institucional planejada por um núcleo próximo ao ex-presidente. Na segunda-feira (14/07), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de Bolsonaro pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. O julgamento ainda não tem data para ocorrer.