Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram manifestações em diversas capitais pelo país neste domingo (03/08), como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.
Em Três de Maio, o protesto ocorreu na Praça Henrique Becker Filho. Segundo a vereadora Vanessa Sallapata (Novo), em torno de 60 pessoas participaram do ato, com bandeiras e camisetas do Brasil.
Na Avenida Paulista, eles pediram a saída do presidente Luis Inácio Lula da Silva do cargo e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Defenderam, também, a anistia ao ex-presidente e aos condenados pelos atentados de 8 janeiro. Os atos foram organizados por lideranças políticas de direita.
Os presentes nas manifestações deste domingo afirmam que Bolsonaro é alvo de perseguição e pediram a anistia ampla aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023, quando pessoas acampadas em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, se juntaram a mais vândalos e depredaram o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada, sede do Executivo Federal, na intenção de impedir o governo empossado em 1º de janeiro por meio de um golpe de Estado.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não pôde participar dos atos porque está cumprindo medidas cautelares impostas por Moraes.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, líder do PL Mulher, liderou o ato em Belém, dizendo que neste domingo se comemora o "fim da censura no Brasil". "Que as manifestações de hoje reacendam o vigor brasileiro para recuperarmos nossa liberdade e acabar com o avanço da censura no Brasil", disse do carro de som.