O projeto que cria o Estacionamento Rotativo Pago não foi engavetado e, apesar da demora, está andando, segundo o prefeito Marcos Corso (PP). Em entrevista à Rádio Colonial na manhã desta quarta-feira (13/08), o mandatário municipal afirmou que o processo de implantação está na fase de estudos e que antes da licitação, será encaminhado à apreciação do Tribunal de Contas do Estado.
O estacionamento rotativo pago é uma demanda histórica de parte dos motoristas, comerciantes e clientes que reclamam da dificuldade para encontrar uma vaga disponível para estacionar no Centro de Três de Maio, principalmente nos horários de pico e em dias de chuva.
A licitação deve ser realizada no segundo semestre de 2025 e a implantação do sistema, na prática, é prevista para o próximo ano.
- Não é uma coisa tão simples como muitos imaginam. É preciso todo um estudo para definir a precificação, o percentual que caberá a prefeitura, e escolher o regime operacional de estacionamento mais adequado para a cidade, se será por aplicativo ou com a contratação de “azuizinhos”.
Depois da definição da empresa vencedora, será necessário ainda um tempo para o treinamento dos profissionais que vão fiscalizar o rotativo. Também haverá um período de adequação dos condutores em que não haverá cobrança, com o viés somente educativo.
O projeto que cria o estacionamento rotativo pago nas vias urbanas centrais de Três de Maio foi aprovado pela Câmara Municipal em 21 de novembro de 20222. De acordo com o texto, os veículos poderão ocupar a mesma vaga por, no máximo, duas horas. Também prevê que seriam mil vagas de estacionamento na chamada "Área Azul", a qual vai abranger as ruas Expedicionário Bertholdo Böeck, Santa Cruz, Santo Ângelo, a Osvaldo Cruz, a Teresa Verzeri, as travessas Vitalino Fasolo e Pedro Garrafa, e as avenidas Uruguai, Alberto Pasqualini (da Rótula Willy Becker até a Avenida Buricá), Avaí (Padre cacique até a Osvaldo Cruz e Santa Rosa (da rua Horizontina até a Osvaldo Cruz).
O objetivo do projeto é democratizar o uso de vagas de estacionamento nas vias públicas centrais.