A direção do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, recebeu sete vereadores do município para uma reunião de esclarecimentos sobre o funcionamento da instituição. O encontro foi solicitado pela Câmara Municipal, em razão de demandas e questionamentos da comunidade.
De acordo com a diretora do HSVP, Marta Bratz, a reunião foi produtiva e cumpriu o objetivo de prestar contas aos representantes da população. “Esclarecemos dúvidas em relação à emergência, à contratação de médicos e à organização dos contratos dentro das normas, sempre de forma transparente, correta e seguindo as exigências legais e éticas. Nosso propósito é a transparência e a boa assistência à comunidade”, destacou.
Participaram ainda da reunião a supervisora corporativa e administrativa da Rede Verzeri, Aline Rosa Fiel, a diretora técnica Carmem Wachter, o coordenador de captação e apoio Claudionei Gewehr e a representante do setor de comunicação do hospital, Maristani Weiand. Entre os pontos abordados estiveram a contratação de profissionais, o orçamento e a rotina de funcionamento da instituição.
Entre os principais assuntos debatidos estiveram o atendimento de urgência e emergência, os critérios de contratação de médicos e especialistas em regime de sobreaviso e as normas que orientam a atuação dos profissionais de saúde. A exposição foi conduzida pela Dra. Aline R. Fiel, do setor jurídico da Rede Verzeri, que apresentou o novo modelo de compliance adotado pelo hospital, garantindo transparência, ética e segurança nos contratos médicos.
Durante a reunião, o coordenador de Apoio e Captação do HSVP, Claudinei Gewer, destacou o funcionamento do novo modelo de atendimentos no Centro de Especialidades: no turno da manhã, os serviços serão totalmente destinados ao SUS, assegurando consultas e procedimentos gratuitos à população; já no período da tarde, o atendimento será voltado a planos de saúde e consultas particulares. Segundo ele, essa divisão busca dar sustentabilidade financeira ao hospital sem comprometer o acesso da comunidade ao atendimento público.
A diretora técnica, Dra. Carmen Wachter, reafirmou a prioridade de manter o pronto atendimento funcionando 24h, com rigoroso monitoramento da qualidade e das equipes. Já a direção reforçou que não aceita falhas em plantões e que medidas imediatas são tomadas quando necessário.
Os vereadores também foram orientados quanto à utilização da ouvidoria como canal oficial para encaminhamento de demandas. Segundo a supervisora corporativa e administrativa da Rede Verzeri, Aline Rosa Fiel, a ouvidoria funciona de forma sigilosa e imparcial. “Esse canal pode ser acessado pelo site ou nas próprias unidades. Todas as manifestações são analisadas com seriedade e, se houver necessidade, providências são tomadas”, explicou.
Representando o Legislativo, a vereadora e secretária da mesa diretora, Vanessa Sallapata, destacou a importância do diálogo direto com a instituição. “Agradecemos à direção do hospital por ter acolhido nosso pedido. Muitas indagações foram respondidas e pedimos que esse vínculo entre Câmara e hospital continue para levar mais informações à população”, afirmou.
Ao final do encontro, a direção ressaltou que o bom funcionamento do hospital depende do esforço conjunto de gestores, autoridades, lideranças e comunidade. Pediu que sempre que tiver alguma reclamação ou denúncia que sejam ouvidos os dois lados. O HSVP reforçou estar de portas abertas para quem quiser conhecer de perto sua estrutura e o trabalho realizado.