Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Agricultura

Farsul recomenda produtores com dívidas já procurarem credores financeiros

Farsul recomenda produtores com dívidas já procurarem credores financeiros
Foto: Ricardo Jaeger/Farsul
  • 18/09/2025 - 21:10

Os agricultores inadimplentes aguardam a publicação da Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que vai regulamentar a Medida Provisória nº 1.314/2025, anunciada pelo Governo Federal durante a Expointer para renegociarem as dívidas agravadas por sucessivas adversidades climáticas nos últimos anos.  

Enquanto isso, os produtores inadimplentes estão impossibilitados de acessar novo crédito rural. O período autorizado para o plantio de soja em Três de Maio e região para a safra 2025/2026 inicia em 1º de outubro de 2025 e vai até 28 de janeiro de 2026, conforme definido pela Portaria 1217/2025 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que estabelece o calendário e o vazio sanitário.

O economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Antônio da Luz, disse em entrevista à Rádio Colonial nesta quinta-feira que a Farsul recomenda que os produtores rurais procurem os credores financeiros para já irem avaliando as possibilidades de renegociação.

Segundo da Luz, os produtores não podem ficar esperando de braços cruzados indefinidamente, pois plantas não se adaptam à burocracia:

- O produtor não pode falar para a soja ou o milho para eles esperarem. As plantas não se adaptam à burocracia, ao contrário, a burocracia deve se adaptar à elas.

Antônio da Luz recordou que, já em 26 de fevereiro de 2025, a Farsul apresentou ao Ministério da Fazenda uma proposta completa de solução para o endividamento rural do Estado, inclusive apontando a fonte de recursos, porém, o governo federal foi contra a sugestão da entidade.  

- Mas não pensem que é somente com o agro, esse governo está completamente perdido em todas as áreas – criticou o economista.