No dia 31 de outubro, é celebrado o Dia da Reforma Protestante. Foi nesta data, em 1517, que Martinho Lutero afixou na porta da igreja do castelo alemão de Wittenberg as 95 teses que abalaram a Igreja Católica e dividiram o cristianismo. Em alguns municípios, de colonização alemã, a data é feriado, como em Três de Maio, por exemplo. A data não é um feriado estadual ou federal, cabendo a cada município decidir.
Da mesma forma é feriado em Boa Vista do Buricá, Crisiumal, Independência, Doutor Maurício Cardoso, São Jose do Inhacorá e Santa Rosa.
Lutero dedicou sua trajetória religiosa, iniciada em 1505, a buscar entender como a clemência de Deus seria alcançada. Viajando a Roma, o jovem monge foi confrontado com o comércio de indulgências, algo então comum em pontos da Europa. A "venda do perdão" era realizada diretamente pela Igreja Católica, em uma época em que enfrentava problemas financeiros e prometia até o regaste de mortos cujos parentes comprassem o a misericórdia divina.
Ao encontrar na Bíblia uma resposta que contradizia esse comércio, Lutero propôs debater o tema e contestou a prática em 95 teses, que foram divulgadas em 31 de outubro de 1517. A atitude repercutiu e, solicitado a se retratar, Lutero concordou em fazê-lo somente se suas teses fossem derrubadas com argumentos bíblicos. Foi expulso da Igreja, dando início a uma reforma que acabou por dividi-la.