A Defesa Civil e o Governo de Três de Maio alertam a população sobre o aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (07/11) e no sábado (08/11), há previsão de temporais em diversas regiões do estado, ncluindo o Noroeste, onde está localizado o município.
De acordo com o comunicado, o avanço de um sistema de baixa pressão e a formação de um ciclone extratropical no oceano devem provocar chuvas fortes, com acumulados expressivos, rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, queda de granizo e descargas elétricas. Também há possibilidade de formação de uma Linha de Instabilidade, com risco de rajadas severas e até tornados, especialmente na tarde de sexta-feira.
As tempestades devem atingir maior intensidade entre a madrugada e o início da tarde de sexta, com volumes de chuva que podem chegar a 150 mm em poucas horas na região Noroeste. No sábado, o ciclone extratropical deve continuar atuando sobre o oceano, mantendo o tempo instável principalmente no litoral e em parte do interior gaúcho.
A Defesa Civil recomenda que a população redobre a atenção e adote medidas preventivas, como:
- Recolher objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento.
- Evitar abrigo sob árvores ou estruturas metálicas durante tempestades.
- Desligar aparelhos elétricos em caso de descargas.
-- Buscar locais seguros e abrigados em caso de ventos fortes
- O tempo deve começar a melhorar no domingo (09/11), com o retorno do sol e a estabilização das condições em todo o Estado.
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil de Três de Maio pelo número (55) 9624-4648.