Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ELISIANE LUDWIG

Polícia

Golpitas roubam conta do WhatsApp de empresária de Três de Maio

Golpitas roubam conta do WhatsApp de empresária de Três de Maio
  • 12/11/2019 - 17:00
Um golpe que utiliza os dados fornecidos para anunciar a venda de um produto online para clonar o WhatsApp de usuários e tentar roubar dinheiro de familiares e amigos por meio do aplicativo de mensagens está fazendo vítimas em Três de Maio. 
A empresária Márcia Lasch conta que anunciou a venda do carro dela no site OLX, que normalmente pede um telefone ou e-mail para que os interessados no veículo entrem em contato com o vendedor. Os criminosos aproveitaram essa brecha para pegar o número do celular de Márcia. 
Conforme ela, a seguir, enviaram uma mensagem via WhatsApp, fingindo ser um funcionário do site de compra e venda, solicitando a confirmação de dados do anúncio feito pelo usuário, citando informações como preço, localização geográfica e outras condições do produto.
Os golpistas, então, disseram que era necessário enviar um código de confirmação que chegaria via SMS para terminar o cadastro. 
Esse código, na verdade, era o é o PIN de autenticação do WhatsApp da vítima. Como todo o processo aconteceu em tempo real, ela acabou acreditando na história. 
Os falsários conseguiram assim fazer login na conta da vítima em outro celular e roubaram a conta. Com o controle do Aplicativa de mensagens instântenas da vítima, os criminosos fingiram ser a empresária, passando a enviar mensagens para a lista de contatos dela, pedindo dinheiro emprestado para cobrir gastos com “emergências”. 
- Nenhum dos meus contatos depositou o dinheiro que os golpistas haviam pedido para eles, se passando por mim. Eles me ligaram para saber se era eu mesma – contou a empresária.
Márcia contou ainda que fez o registro da ocorrência da Delegacia de Polícia e ficou sabendo que mais pessoas que anunciaram no site OLX já foram enganadas pelos golpistas na cidade.
Como se proteger
Ativar a autenticação em duas etapas impede o roubo de uma conta do WhatsApp. Além do PIN por SMS, o falsário terá que exigir tal senha para acessar a conta, o que já foge de qualquer procedimento de segurança e revela que trata-se de um golpe.
Ao mesmo tempo, não acredite em tudo que recebe pelo WhatsApp, visto que OLX, ZAP e Mercado Livre, entre outros não pedem confirmação de dados pelo mensageiro.
Por fim, desconfie de amigos de sua lista de contatos repentinamente pedindo dinheiro emprestado em valores altos, para supostas emergências inadiáveis. Peça por confirmação de dados do contato e em último caso, ligue pra ele e tire a prova na hora
 
Fonte: Reda