A Comissão Oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, coordenada pela Secretaria da Cultura (Sedac), lançou nesta quarta-feira (04/02) a programação oficial das comemorações do quadricentenário missioneiro. O ato ocorreu no Lola Bar, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, reunindo autoridades, imprensa, representantes de municípios missioneiros e integrantes de instituições parceiras.
A agenda foi detalhada pelo secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, e reúne mais de 100 ações culturais, turísticas, científicas, educativas e religiosas, distribuídas por dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, em espaços culturais da capital e até mesmo em outros Estados brasileiros. Loureiro afirmou que, para apoiar a realização dos eventos em 24 municípios, a Sedac aportou R$ 600 mil, impactando diretamente 300 mil pessoas com a viabilização de seminários, exposições, mostras, festivais, recitais e publicações literárias.
As ações celebram os 400 anos da chegada dos missionários jesuítas, em 3 de maio de 1626, episódio que deu início às reduções jesuítico-guaranis e influenciou de forma decisiva a formação cultural e histórica do Estado. O calendário tem o objetivo de valorizar a história, reconhecer o legado e promover o desenvolvimento econômico e social da região.
O secretário destacou que todos os gaúchos têm, na origem, a herança missioneira e que celebrar os 400 anos das Missões é uma oportunidade singular para o Rio Grande do Sul. “Falar das Missões é falar de uma história extraordinária, é falar da nossa formação, da nossa identidade, de toda a influência dessa experiência, que é única no mundo, e a partir disso promover o desenvolvimento regional a partir da cultura e do turismo.”
Destaques da programação
A programação completa inclui mostras de cinema, concertos, exposições, seminários nacionais e internacionais, relançamento de obras literárias icônicas, atividades de educação patrimonial, festivais, circuitos turísticos e eventos comunitários. Os meses de março e abril concentram a maior quantidade das ações previstas. Entre os destaques da agenda, Loureiro citou o Conecta Missões, evento integrado e transversal de cultura, economia, educação e desenvolvimento. A iniciativa, focada na indústria criativa, no turismo e na valorização da história missioneira, ocorre em Santo Ângelo, entre 23 e 29 de março.
Também em março, entre os dias 9 e 13, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura é outra agenda que vai movimentar São Miguel das Missões. Criado para fortalecer as políticas culturais em nível nacional, o Fórum promove o diálogo entre os Estados, o governo federal e demais instituições do setor, alinhando diretrizes, compartilhando experiências e fomentando ações conjuntas para o desenvolvimento da cultura no país. Na ocasião, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e secretários de Cultura de todos os Estados brasileiros irão conhecer a região missioneira e debater os desafios comuns para o setor.
Em maio, o Instituto Estadual do Livro (IEL) promove o relançamento de uma coletânea com 11 obras literárias históricas, de circulação restrita e indisponíveis para venda. Entre os títulos estão O Cristianismo Feliz nas Missões Jesuíticas, de Ludovico Muratori (1743), e Os Trinta Povos Guaranis, de Arnaldo Bruxel (1978).
A programação completa está disponível no site. Organizações públicas e privadas, municípios e agentes culturais ainda podem inserir atividades alusivas à data no calendário oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis. Para isso, é necessário preencher o formulário on-line.