Ouça agora

CORRESPONDENTE IPIRANGA - REDE GAÚCHA SAT

Clima

Preparem as cobertas! Depois da chuva, o frio.

  • 05/05/2020 - 21:37
  • Atualizado 05/05/2020 - 21:55
Preparem as cobertas! Depois da chuva, o frio.
Reprodução/Internet

A chuva que começou a cair na noite passada e só foi parar no fim da tarde desta terça-feira (5) é um alento para os moradores de Três de Maio e região. A intensidade da precipitação surpreendeu muitas pessoas, pois durante o Verão foram registradas apenas pancadas passageiras e localizadas.

A estiagem castiga plantações e coloca em risco o abastecimento de água em áreas urbanas e rurais devido à redução dos níveis de rios, açudes e poços artesianos. Por isso, a chuva forte é um alívio para os produtores rurais.

Ouvintes relataram que até o início desta manhã havia chovido em torno de 90 milîmetros em algumas localidades, e até mais em outros lugares. Considerando que continou chovendo ao longo do dia inteiro, o volume tenha se elevado bem mais do que isso.

O avanço de uma forte massa de ar frio de origem polar vai derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (6). Os próximos dias prometem ser de temperaturas muito baixas.

A partir de quinta-feira a intensa massa de ar frio derruba ainda mais as temperaturas e provoca geada. A mínima em Três de Maio deve chegar a cinco graus na madrugada de quinta.

O frio mais forte deve seguir até sexta-feira (8) e, no sábado (9), a temperatura começa a subir de forma gradativa, de 3°C a 4°C de elevação nas mínimas e máximas. A previsão é de que a instabilidade retorne entre terça (12) e quarta-feira (13) da próxima semana.

Há a chance de que geada mais intensa ocorra por volta dos dias 28 e 30 de maio.

Fonte: Redação