Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Portal anuncia primeiro caso confirmado da varíola dos macacos no Brasil

Portal anuncia primeiro caso confirmado da varíola dos macacos no Brasil
Reprodução
  • 08/06/2022 - 16:35

O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira (08/06). De acordo com o portal g1, o paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha e mora na cidade de São Paulo, foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista. 

Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo disse que "as amostras do caso ainda estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz" e que o paciente "teve início dos sintomas, como febre e mialgia [dor muscular], no dia 28 de maio". 

Além deste caso, a Prefeitura de São Paulo informou que monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos hospitalizada com suspeita de ter contraído a doença. Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a paciente passa bem. Familiares e pessoas próximas à paciente também estão sendo acompanhados pela gestão municipal.

Em nota divulgada nesta quarta (08/06), o Ministério da Saúde informou que oito casos estão em investigação em todo o país. Segundo a pasta, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia e outros dois em Santa Catarina.

O que é varíola dos macacos?
A varíola dos macacos, ou ortopoxvirosis simia, é uma doença rara cujo patógeno pode ser transmitido do animal para o homem e vice-versa. Quando o vírus se propaga para o ser humano, é principalmente a partir de diversos animais selvagens, roedores ou primatas. A transmissão de um ser humano para outro é pequena, explicou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Seus sintomas são semelhantes, em menor escala, aos observados em pacientes antigos de varíola: febre, dor de cabeça, dores musculares e dorsais durante os primeiros cinco dias. Depois, aparecem erupções - no rosto, palmas das mãos e solas dos pés -, lesões, pústulas e finalmente crostas.