Com a vitória de 2 a 1 sobre o Guarany em Santa Cruz do Sul e o empate por 1 a 1 entre Monsoon e Inter-SM em Porto Alegre, o Avenida assumiu a liderança isolada após a 2ª rodada do Quadrangular da Permanência do Gauchão Superbet 2026. Os dois jogos disputados na noite desta segunda-feira (09/02) foram decididos nos detalhes e nos acréscimos das duas etapas. Nos Eucaliptos, o Nida fez o segundo gol aos 49 do primeiro tempo, enquanto no Estádio Francisco Novelletto o Monsoon buscou a igualdade no último minuto da partida.
Com os resultados desta segunda, o Avenida chegou aos quatro pontos, dois à frente de Inter-SM e Monsoon. Com a derrota, o Guarany está em último, com apenas um ponto. Na sequência do quadrangular, o time de Santa Cruz do Sul vai receber o Monsoon no próximo final de semana. Depois, serão dois confrontos seguidos fora de casa, contra o próprio Monsoon e o Guarany. O clube encerra em casa diante do Inter-SM, atual vice-líder. Para a equipe de Santa Maria, ocorre o contrário: o próximo duelo será em Bagé contra o Guarany e depois duas partidas consecutivas no Presidente Vargas: Guarany e Monsoon.
AVENIDA 2 X 1 GUARANY
O jogo nem chegou a esquentar, e o Avenida abriu o placar. No primeiro minuto, Wesley Pionteck pegou sobra na área após cruzamento da esquerda e bateu cruzado de pé direito: 1 a 0. A vitória parcial parecia tranquila até o Guarany mostrar sua força. Aos 31, Marquinhos arriscou um chute de fora da área e surpreendeu o goleiro Rodrigo Mamá: 1 a 1.
No finalzinho do primeiro tempo, Anderson Recife foi atropelado por Cristian dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, aos 49, o artilheiro Wellisson bateu com categoria e converteu: 2 a 1.
Na etapa final, o Guarany se jogou mais ao ataque e chegou a oferecer boas oportunidades de contra-ataque ao Avenida. Porém, os goleiros foram protagonistas e o placar não foi alterado. No fim, uma confusão resultou em duas expulsões, uma para cada lado. Na próxima rodada, ambos recebem seus adversários em casa.
MONSOON 1 X 1 INTER-SM
Em partida em que o Inter-SM criou muitas chances de gol e desperdiçou na mesma proporção, a máxima do futebol valeu mais do que nunca: quem não faz leva. A equipe de Santa Maria abriu o placar aos sete minutos do primeiro tempo. Yuri Mamute recebeu na direita e cruzou para a pequena área. Jarro se antecipou à zaga e tentou a conclusão, mas o goleiro Pavan espalmou a bola para a frente. No rebote, João Felipe bateu para o gol: 1 a 0.
No segundo tempo, o Inter-SM perdeu uma oportunidade atrás da outra para ampliar. Como não fez, sofreu o castigo aos 50 minutos. No abafa, a bola foi levantada na área, Fabinho aproveitou rebote da zaga e bateu forte para o gol: 1 a 1. O resultado deixou os dois times com dois pontos. No final de semana, jogam fora de casa: o Inter-SM encara o Guarany no Estrela D'Alva e o Monsoon desafia o líder Avenida nos Eucaliptos.