Horário sem programação!

Esportes

Juventude aplica virada histórica contra o São José

Juventude aplica virada histórica contra o São José
Foto: Fernando Alves/Esporte Clube Juventude
  • 09/02/2026 - 23:10

O Juventude protagonizou uma reviravolta histórica na noite desta segunda-feira (09/02). Após ver o São José abrir 2 a 0 em pleno Alfredo Jaconi — mesmo com um jogador a menos —, o Papo buscou forças para reverter. Com uma reação em um curto espaço de tempo, a equipe de Caxias do Sul marcou dois gols em apenas dois minutos na reta final da partida, garantindo a virada e a classificação às semifinais do Gauchão 2026. 

Com a vaga assegurada, os confrontos das semifinais agora ganham contornos definitivos. O Juventude enfrentará o Grêmio por uma vaga na grande decisão, enquanto o outro duelo será entre Internacional e Ypiranga. Conforme os critérios de desempenho, o Papo terá a vantagem de realizar o segundo e decisivo jogo diante de seu torcedor, no Estádio Alfredo Jaconi. No outro lado da chave, o Colorado também decide o confronto de volta em casa, no Beira-Rio.

Com a melhor campanha entre os eliminados das quartas de final, o São José vai enfrentar o Novo Hamburgo nas semifinais da Taça Farroupilha, com o jogo da volta no Estádio Francisco Novelletto Neto. No outro confronto, o Caxias enfrenta o São Luiz. O vencedor do Troféu Farroupilha garante vaga na Copa do Brasil de 2027.

JUVENTUDE 3 X 2 SÃO JOSÉ

Foto: Fernando Alves/ECJ

Após um início de futebol bem jogado no Alfredo Jaconi, o panorama da partida parecia mudar com a expulsão de Keverton, aos 45 do primeiro tempo. O volante do Zeca foi expulso com o segundo cartão amarelo após falta firme no meio-campo. No entanto, aos sete minutos da etapa final, Diney aproveitou a indecisão de Jandrei para se antecipar na cobrança de escanteio e testar firme à meta do Papo: 1 a 0. Nos contra-ataques, a equipe de Porto Alegre manteve a eficiência. Aos 24 minutos, Lucas Grafite venceu a disputa com a marcação e finalizou na saída de Jandrei para ampliar. A reação do Juventude se iniciou com Mandaca, aos 32 minutos, em chute de fora da área. Nos acréscimos, aos 51, pênalti para o Papo. Na cobrança, Gabriel Taliari deslocou Peralta para empatar o confronto. Dois minutos mais tarde, Ray Breno pegou de primeira, de fora da área, para levar o Alfredo Jaconi ao êxtase: 3 a 2. Após o gol jaconero, o atacante foi expulso pelo segundo cartão amarelo. Pablo Roberto, Rodrigo Sam e Tiago Pedra se envolveram em confusão e também deixaram o campo mais cedo.