Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Saúde

Hospital de Caridade de Ijuí inaugura sala de ressonância magnética

Hospital de Caridade de Ijuí inaugura sala de ressonância magnética
Foto: José Luís Zasso/Secretaria Estadual da Saúde
  • 10/10/2022 - 19:45

Uma solenidade marcou a inauguração do equipamento e da sala de ressonância magnética, na sexta-feira, (07/10) no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). A inauguração teve a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, do prefeito Andrei Cossetin, de autoridades locais, corpo diretivo e colaboradores do hospital.

O equipamento de alto campo (3 Tesla) com 65 canais, um dos únicos desse tipo no Rio Grande do Sul, é capaz de fornecer imagens do corpo com qualidade superior aos atlas de anatomia humana, proporcionando um alto detalhamento de pequenos nódulos, sendo importante na área de oncologia, além de mostrar a extensão do câncer para estruturas próximas, dando mais segurança ao cirurgião e qualidade no resultado dos procedimentos.

Adquirido em 2019 com recursos do Ministério da Saúde, o equipamento custou R$ 5.386.984,56. Além disso, o Estado destinou R$ 1 milhão para a conclusão da obra para adequação do ambiente à legislação e instalação do aparelho.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, reafirmou o protagonismo no HCI no atendimento regional e reforçou a necessidade de bons projetos para qualificar o serviço oferecido para a população.

“É um passo importante para a saúde de Ijuí e da região, com uma gestão séria e transparente e com a colaboração do Governo do Estado”, afirmou o médico nefrologista Douglas Uggeri, presidente da Associação Hospital de Caridade de Ijuí. O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, destacou o papel do hospital para a comunidade: “Inaugurações como esta demonstram a busca pela eficiência”.

O atendimento abrangerá toda a região noroeste do Rio Grande do Sul, e o aparelho fará de 25 a 30 exames diários, de segunda a sexta-feira, atendendo a demanda do Cisa (Consórcio Intermunicipal do Noroeste do RS), convênios médicos, exames particulares e contratualização do SUS para ressonância.