Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Agricultura

Prorrogação de dívidas do crédito rural no RS será aprovada na próxima semana

Prorrogação de dívidas do crédito rural no RS será aprovada na próxima semana
Emater/RS-Ascar/Divulgação
  • 01/05/2025 - 22:02

Integrantes do governo federal garantiram a representantes do setor agropecuário gaúcho na quarta-feira (30/04) que a prorrogação das parcelas de crédito rural com vencimento em 2025 de produtores rurais do Estado afetados pela estiagem será aprovada até meados da próxima semana.

O voto para aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN) seguirá nos moldes informados anteriormente pelo Ministério da Fazenda, com a permissão para prorrogação a critério das instituições financeiras de até 8% da carteira de financiamentos de custeio para pequenos, médios e grandes produtores. No caso dos investimentos, a parcela de 2025 pode ser jogada para até um ano após o fim do contrato. Haverá ainda a elevação desse percentual, para 17%, no caso do Banrisul, que tem operações concentradas no Estado.

A prorrogação das parcelas de crédito rural com vencimento em 2025 deverá custar R$ 358 milhões para a União ao longo deste e dos próximos anos. Apenas neste ano, o custo será de R$ 116 milhões, verba que deve sair do orçamento reservado para a equalização do Plano Safra 2025/26, que ainda está em elaboração. Isso deve reduzir o alcance do próximo plano, com vigência a partir de julho, ou forçar a elevação de juros dos financiamentos da próxima temporada, salientaram técnicos do governo aos produtores gaúchos.

“Não precisa ser uma prorrogação generalizada. Os bancos, com exceção do Banrisul, informaram que o percentual de 8% atende a necessidade. O que interessa saber é que produtor vai chegar e vai prorrogar”, disse Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) ao Valor após a reunião.

As informações são do site Globo Rural.