Na noite desta terça-feira, Grêmio e Godoy Cruz ficaram no empate em 1 a 1 na Arena, pela 5ª rodada da fase de grupos da Conmebol Sul-Americana. O gol do Tricolor foi marcado no primeiro tempo por João Pedro.
A partida começou elétrica, com a equipe argentina buscando pressionar nos primeiros minutos. E foi na bola parada que obrigou o arqueiro gremista a trabalhar e impedir o gol adversário em duas oportunidades seguidas. Aos três minutos, Abrego cobrou falta e Volpi defendeu parcialmente. No rebote, Meli finalizou e o goleiro do Grêmio fez mais uma difícil defesa.
A resposta do Grêmio foi mortal. Aos cinco minutos, Braithwaite tocou por entre as pernas de Mendoza e finalizou no marcador. A bola sobrou para João Pedro que, de primeira com a perna esquerda, encobriu o goleiro e abriu o placar para o Grêmio.
Aos 11 minutos, mais um ataque perigoso do Tricolor. Cristian Olivera avançou pela direita e cruzou para Lucas Esteves, pela esquerda da grande área, chegar cruzando de primeira para Braithwaite. O dinamarquês dominou com peito, ajeitou de cabeça e finalizou no ar com a perna canhota, mas a bola tomou muita altura e foi direto pela linha de fundo. Em mais uma participação de Braithwaite, ele serviu para Monsalve, que buscou o canto em chute rasteiro, mas Petroli fez a defesa no chão.
Aos 29 jogados do primeiro tempo, o Godoy Cruz chegou ao empate. Na finalização de fora da área, Tiago Volpi fez a defesa parcial, a bola ficou viva na área e Andino empatou. O Grêmio voltou a levar perigo e, em três lances seguidos, por pouco não retomou à frente do marcador novamente. Aos 31 minutos, Cristian Olivera tentou e o goleiro argentino defendeu. A bola ficou para Arezo, que chutou e o defensor tirou em cima da linha. A bola subiu e o atacante uruguaio tentou de bicicleta, mas a bola passou à direita do gol.
Ainda no primeiro tempo, o técnico Mano Menezes precisou fazer a primeira substituição. Com dores, o lateral-direito João Pedro foi substituído para a entrada de Igor.
Com os mesmos jogadores que encerraram os 45 minutos iniciais, Mano Menezes voltou a ter que fazer mais uma troca por lesão. O lateral-direito Igor, que havia entrado no final do primeiro tempo, teve que sair no começo da etapa final após cair em cima do braço. Para o seu lugar, entrou João Lucas. Aproveitando a parada, o treinador gremista promoveu a entrada de Amuzu no lugar de Arezo.
A partida seguia de forma equilibrada e o Grêmio tinha leve vantagem na posse de bola e buscava pressionar a equipe argentina, mas encontrava dificuldades de reverter as jogadas ofensivas em lances de perigo à meta de Petroli.
Aos 29 minutos, Braithwaite recebeu na entrada da área e arriscou de longe, mas a bola foi no centro do gol e Petroli espalmou para escanteio.
Na última parada para mudanças, saíram Dodi e Cristian Olivera para entradas de Alysson e André Henrique.
Pressionando, aos 36 minutos, Amuzu recebeu pela direita e passou para Monsalve. O colombiano passou pelo marcador na área e finalizou rasteiro. A bola passou pelo goleiro e, caprichosamente, bateu na trave.
Aos 40 jogados, foi a vez de Alysson fazer grande jogada pela direita da área. Ao passar por três marcadores, levantou a bola e André Henrique pulou para cabecear por sobre o gol. Já nos acréscimos, Monsalve cobrou falta para área, Ronald cabeceou e Petroli fez a defesa para escanteio. No cruzamento, a bola sobrou para fora da área e Lucas Esteves arriscou. No meio do caminho, Jemerson desviou e a bola passou rente à trave, à esquerda do gol.
No bate e rebate dentro da área durante o lance, Ronald foi derrubado. Sem ir para o vídeo, o árbitro Diego Ulloa encerrou a partida após análise do VAR.
Com o empate, o Grêmio segue na 2ª colocação do Grupo D da competição, com 9 pontos. Na tarde desta quarta-feira, o elenco realiza treinamento no CT Luiz Carvalho visando o confronto com o São Paulo, pela 9ª rodada do Brasileirão. A partida será disputada no sábado, 17, às 21h, no Estádio Morumbi, em São Paulo.
Ficha técnica:
Copa Sul-Americana — 5ª rodada — 13/5/2025
Grêmio (1)
Tiago Volpi; João Pedro (Igor Serrote, 40'/1ºT; João Lucas, 4'/2ºT), Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi (André Henrique, 33'/2ºT), Ronald, Monsalve, Braithwaite e Cristian Olivera (Alysson, 33'/2ºT); Arezo (Amuzu, 4'/2ºT). Técnico: Mano Menezes
Godoy Cruz (1)
Petroli; Lucas Arce, Mendoza, Quiroz (Rasmussen, 29'/2ºT) e Meli; Abrego, Poggi, Altamira (Yáñez, 29'/2ºT) e Andino (Valverde, 39'/2ºT); Barrea (Dupuy, 17'/2ºT) e Auzmendi (Leyes, 29'/2ºT). Técnico: Emerson Panigutti (auxiliar-técnico)
GOLS: João Pedro (G), aos 5min, e Andino (GC) aos 28min do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS: Dodi e André Henrique (G); Lucas Arce (GC)
ARBITRAGEM: Diego Ulloa, auxiliado por Miguel Roldan e Mary Blanco. VAR: Heider Castro (quarteto da Colômbia)
PÚBLICO: 15.472 (15.360 pagantes)
RENDA: R$ 706.677,00
LOCAL: Arena do Grêmio