Ouça agora

SABADÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Educação

Escolas exibem criatividade na etapa regional da 6ª Mostra Pedagógica do Cpers

Escolas exibem criatividade na etapa regional da 6ª Mostra Pedagógica do Cpers
  • 27/09/2025 - 13:59
  • Atualizado 27/09/2025 - 13:59

Na quinta-feira (25/08), a EEEM Castelo Branco, em Três de Maio, recebeu a etapa regional da 6ª Mostra Pedagógica do Cpers, organizada pelo 35º Núcleo do Sindicato. O evento reuniu 19 projetos desenvolvidos por professoras, funcionários de escola e alunos da rede estadual, que evidenciam a capacidade criativa e a dedicação de quem sustenta o ensino público mesmo em meio ao sucateamento. 

Entre os trabalhos apresentados, a EEEB São Martinho, do município de São Martinho, trouxe duas propostas inovadoras. A primeira delas, intitulada Ecobag de Sacolinha de Plástico, buscou transformar sacolas plásticas em ecobags de fio, produzidas por meio de técnicas de crochê, como alternativa sustentável para reduzir o descarte inadequado e incentivar a reutilização consciente. 

Da mesma escola, outro grupo apresentou o projeto Hidrogênio verde: uma possibilidade de energia limpa e renovável, que discutiu a importância dessa tecnologia como alternativa às energias fósseis, mostrando como o Brasil e o Rio Grande do Sul já avançam em pesquisas para implantar essa fonte sustentável e contribuir para a descarbonização do planeta, apesar de ainda ser uma tecnologia cara e concentrada em países desenvolvidos.

Outro exemplo significativo veio da EEEF Espírito Santo, do município de Alegria, com duas iniciativas que dialogam com o meio ambiente e a saúde. A professora Jennyfer Zambonato da Silva orientou o projeto Impactos da Ação Humana nos Recursos Hídricos da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, em que as(os) estudantes pesquisaram os rios da Bacia do Uruguai, em especial o Rio Burica, analisando variações climáticas e refletindo sobre a influência da ação humana nos recursos naturais.

“Desenvolvemos um estudo sobre os rios da Bacia do Uruguai, em especial o Rio Burica. Pesquisamos a variação das chuvas, da temperatura e do volume dos rios ao longo das quatro estações, analisando a influência humana nesses resultados. Foi um trabalho interdisciplinar, que aproximou os estudantes do território onde vivem e os fez refletir sobre os impactos ambientais da ação humana”, explicou Jennyfer.

Na área pedagógica, os estudantes do CE Caldas Júnior, também de Alegria, foram desafiados a escrever e produzir livros artesanais, a partir de materiais reaproveitados. A aluna Isadora Emanuele Zambonato explicou que a inspiração do projeto, intitulado “Meu Livro da Sociedade Literária”, veio do filme A Sociedade Literária da Torta de Casca de Batata:

“Cada livro reúne histórias criadas a partir de títulos sugeridos pela professora. Foi uma experiência significativa, porque conseguimos transformar em histórias coisas que vivemos todos os dias”, afirmou.

Sandra Silveira, diretora da Comissão de Educação do Cpers, reforçou a importância de reconhecer o trabalho pedagógico das escolas.

“Estamos percorrendo o estado com a Mostra Pedagógica e, a cada parada, aprendemos com os educadores e estudantes. Mesmo diante da sobrecarga e da desvalorização impostas pelo governo, a escola pública continua produzindo educação de qualidade, com dignidade e sabedoria”, asseverou.

“A Mostra, que já acontece há dez anos, cumpre um papel fundamental: valorizar aquilo que o governo não valoriza. É um espaço de reconhecimento da criatividade e da resistência das nossas escolas”, afirmou Elbe Belardinelli, também diretor da Comissão de Educação do CPERS.

Do 35º Núcleo, participaram da atividade o diretor, Marino Simon, a vice-diretora, Carmen Demboski, e a Representante de Aposentadas(os), Noeli Schommer. Os trabalhos apresentados foram avaliados pelas educadoras Carmen Manhabosco, Hadla El Hajjar, Noemi de Araújo Baue e Marli Iolanda Dockhorn Sawitzki.

As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre.

Confira, abaixo, os projetos selecionados para a Etapa Estadual da 6ª Mostra Pedagógica do Cpers:

> ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS:

Projeto: Brinquedos e Brincadeiras: Reciclar e brincar
Escola: EEEF Senador Alberto Pasqualini (Três de Maio)

> ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES FINAIS:

Projeto: Impactos da Ação Humana nos Recursos Hídricos da Região Noroeste do RS
Escola: EEEF Espírito Santo (Alegria)

Projeto: Ecobike: Pedalando para o Futuro
Escola: EEEF Senador Alberto Pasqualini (Três de Maio)

> ENSINO MÉDIO:

Projeto: Da Lavoura à Indústria: A jornada da cana-de-açúcar
Escola: EEEB Albino Fantin (Horizontina)

Projeto: Papel Semente de volta à folha – Folhas que viram vida
Escola: EEEB Amélio Fagundes (Independência)

> ENSINO PROFISSIONAL:

Projeto: Jogos didáticos com materiais recicláveis
Escola: IEE Cardeal Pacelli (Três de Maio)