A Apae de Três de Maio celebra uma conquista histórica: a aluna Nádia Flores conquistou a medalha de ouro na etapa nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes, que ocorre nesta semana em Brasília. Ela competiu na terça-feira, dia 9, obtendo o primeiro lugar no lançamento de disco feminino. Além de Nádia, o 3º Conselho Regional das Apaes também conta no evento com a participação do aluno Henrique Dorneles, da Apae de Crissiumal, que compete nesta quinta feira na modalidade tênis de mesa.
Eles estão acompanhados pela coordenadora de Educação Física do 3º Conselho, Adriana Canova, da Apae de Boa Vista do Buricá.
Nádia tem deficiência intelectual e estuda na turma do Ensino Fundamental - Anos Iniciais EJA - Etapa V. Ela vinha intensificando os treinos na escola com o professor de Educação Física Márcio Meier desde que conquistou o primeiro lugar na etapa estadual da competição, em maio.
Muito emocionada com a conquista, Nádia conta que gostou de participar da competição. “Agradeço a todos que torceram por mim. Sou muito feliz pela oportunidade de estar aqui e poder colocar em prática o que aprendi nos treinos ao longo dos últimos meses.”
A professora Adriana destaca que o evento é uma oportunidade para que os participantes expressem suas capacidades com autenticidade, dedicação e força de vontade. “Vemos inúmeras pessoas com deficiência que buscam um espaço para mostrar o quanto são capazes. Está sendo um
aprendizado enorme, desde se deslocar de ônibus, viajar de avião, estar em um local diferente e cheio de diversidade cultural. Fomos muito bem recebidos, estamos bem acomodados e, sobretudo, felizes por representar o Rio Grande do Sul e o 3º Conselho Regional das Apaes.”
Ela acrescenta que Nádia é uma atleta de garra e energia. “Muito dedicada e concentrada, e com bom treinamento, colheu os frutos na competição. A conquista dela é um trabalho de muitos anos. Ela se dedicou, teve orientação e contou com profissionais que perceberam sua capacidade.
Esta medalha é o encontro da habilidade com o cuidado de lapidar esse potencial. Estamos muito felizes com esta conquista!”
A diretora pedagógica da Apae de Três de Maio, Simone Rossi Tiecher, parabeniza a aluna Nádia e sua família pela conquista da medalha de ouro, celebrando um resultado do empenho da estudante, somado ao trabalho e dedicação dos professores da escola. “Agradecemos ao professor de Educação Física Márcio Meier pelos treinos, e à coordenadora Adriana por acompanhar este trabalho e estar com os alunos Nádia e Henrique em Brasília.”
Ela também destaca que a deficiência da Nádia não foi obstáculo. “Ela fez mais que vencer: fez amigos e está feliz, e isto é pertencer. Juntos somos mais”, finaliza Simone.
A 24ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, que iniciou no dia 8, celebra o esporte, a inclusão e o protagonismo dos atletas apaeanos. A delegação gaúcha, composta por 130 atletas, retorna de Brasília no sábado, dia 13 de dezembro, após o encerramento do evento.