A abertura da 5ª e penúltima rodada do Gauchão Superbet 2026, neste sábado (24/01), trouxe o fim de um jejum e muita disputa na tabela de classificação. O grande destaque foi a vitória do Guarany, que bateu o Inter-SM e celebrou seu primeiro triunfo na competição, somando pontos vitais na luta pela classificação no Grupo A. Nos demais confrontos da noite, o equilíbrio prevaleceu: em Ijuí, São Luiz e Ypiranga protagonizaram um movimentado empate em 2 a 2, enquanto nos Eucaliptos, Avenida e Novo Hamburgo ficaram no 1 a 1, resultados que mantêm o cenário de indefinição tanto na briga pelo G-4 quanto na fuga do quadrangular de rebaixamento.
A 5ª rodada do Estadual se encerra na segunda-feira (26/01), com o duelo entre São José x Caxias. Neste domingo (25/01), Juventude e Monsoon se enfrentam no Alfredo Jaconi, enquanto Inter e Grêmio disputam o Clássico Gre-Nal no Estádio Beira-Rio.
SÃO LUIZ 2 x 2 YPIRANGA
Em Ijuí, Cleiton ditou o controle do Ypiranga na etapa inicial. O lateral-direito marcou duas vezes, ambas em jogadas de bola parada, para colocar o Canarinho em vantagem na partida. Aos 45 minutos, Felipe Rangel diminuiu em chute de fora da área. No segundo tempo, Thiago Santos igualou o marcador em cobrança de pênalti. Na próxima rodada, o São Luiz visita o Monsoon, enquanto o Ypiranga recebe o São José. Presentes no G-4 de seus respectivos grupos, Rubro e Canarinho dependem apenas de si para avançar às quartas de final do Estadual.
AVENIDA 1 x 1 NOVO HAMBURGO
Nos Eucaliptos, o Novo Hamburgo começou com o pé direito e abriu o placar logo aos dois minutos de partida, em finalização precisa de Luam Parede. Aos 31 minutos, o cenário mudaria a partir da expulsão de Ávila, pelo segundo cartão amarelo. Com um jogador a menos, o Anilado sofreu o empate aos 35, em chute rasteiro de Wellisson. Na próxima rodada, o Nida visita o Inter-SM, enquanto o Novo Hamburgo recebe o Guarany. Para se classificar, a equipe de Santa Cruz precisa pontuar e torcer contra São José e Guarany. Para o Anilado, no entanto, é necessário garantir os três pontos e torcer para que o Monsoon não pontue.
GUARANY 1 x 0 INTER-SM
No Estrela D'Alva, o Guarany quebrou a sequência negativa e conquistou sua primeira vitória no Estadual de 2026. Após sequência de escanteios, aos 35 minutos do primeiro tempo, Alberte subiu mais alto que a marcação para testar firme e garantir os três pontos para o Índio Guerreiro. Com o resultado, o Guarany entrou na disputa pela classificação às quartas, enquanto o Alvirrubro depende de resultados paralelos para continuar sonhando. Dono do pior ataque do Estadual, com zero gols marcados, a equipe de Santa Maria precisa vencer para também tentar escapar do quadrangular de rebaixamento. Para o Guarany se classificar, é necessário pontuar e torcer contra São José e Avenida. Na próxima rodada, o Índio Guerreiro visita o Novo Hamburgo, enquanto o Inter-SM recebe o Avenida.
As informações são da assessoria de imprensa da FGF