Ouça agora

FOGO DE CHÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Fenasoja

Projeto Conhecendo a Região da Emater valoriza integração entre municípios

Projeto Conhecendo a Região da Emater valoriza integração entre municípios
  • 03/05/2026 - 12:28

Durante a Fenasoja 2026, realizada de 1º a 10 de maio no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa, o Espaço Institucional da Emater/RS-Ascar apresenta ao público o projeto "Conhecendo a Região", uma iniciativa que busca fortalecer a integração entre os municípios atendidos pela Instituição no entorno, promovendo a identidade local e a troca de experiências.

Coordenado pela assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Lisete Primaz, o espaço foi concebido a partir da percepção de que muitos municípios da área de abrangência da regional de Santa Rosa ainda não se conheciam entre si, nem compreendiam plenamente a dimensão territorial e cultural da região. "A Emater do Rio Grande do Sul é gigante, são 12 regionais, e o nosso regional abrange 45 municípios. E a gente percebeu que vários desses municípios não conheciam os demais, ou não entendiam o nosso alcance enquanto regional de Santa Rosa", explica.

A proposta, segundo Lisete, foi criar um espaço de aproximação. "Então a gente fez esse projeto Conhecendo a Região. Nós temos 35 inscritos, que durante os dez dias da Fenasoja vão participar", destaca. A programação prevê a presença diária de diferentes localidades, promovendo um rodízio que permite dar visibilidade às características e potencialidades de cada um.

No sábado (02/05), por exemplo, participaram Três de Maio, Boa Vista do Buricá e Cerro Largo. "E cada dia vão ter outros municípios da região participando", reforça a extensionista. Um dos destaques do dia é a presença da "Tetê", uma vaquinha utilizada para divulgar a Expoterneira, evidenciando o caráter interativo da iniciativa. A proposta é estimular o intercâmbio entre os próprios municípios e também com os visitantes da feira. "É o momento de todos os municípios se conhecer como região, interagir com a região e com passa pela feira, e a gente fazer essa integração", afirma Lisete.

O projeto também busca destacar a diversidade cultural e geográfica da região, assim como o potencial turístico, inclusive do meio rural, tema fomentado numa parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). "Nós temos uma região riquíssima em cultura e em paisagens. A nossa região abrange a fronteira com a Argentina e está inserida nas Missões, então muitas vezes as pessoas não conhecem a amplitude que nós trabalhamos na Regional de Santa Rosa da Emater", conclui.