Na noite desta quarta-feira, o Grêmio perdeu para o Alianza Lima por 2 a 0 no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru. Com o resultado no jogo de ida dos playoffs da Sul-Americana, o Tricolor precisa vencer por três gols de diferença para avançar às oitavas de final dentro dos 90 minutos. Caso vença por dois gols, a decisão irá para disputa de pênaltis.
A partida começou com o Grêmio levando perigo aos 10 segundos de jogo. Depois do apito inicial, Kannemann deu chutão para frente e Igor encontrou André Henrique de cabeça. O centroavante gremista dominou e chutou forte, levando perigo à meta defendida por Viscarra.
Após a primeira chegada no início da partida, o Alianza Lima passou a reter mais a posse de bola e buscar o ataque, mas sem levar perigo a Tiago Volpi em finalizações que foram travadas pelo sistema defensivo ou que foram diretamente pela linha de fundo. O arqueiro gremista trabalhou aos 16 minutos. Em finalização pela esquerda de Eryc Castillo, Volpi fez a defesa rente à trave.
Com leve superioridade na posse de bola, o Tricolor trocava passes de um lado para o outro na busca dos espaços na defesa peruana. Aos 18 minutos, Alysson recebeu de Dodi em profundidade, invadiu a área e chutou mascado para defesa do goleiro.
Aos 28 minutos, Eryc Castillo tentou a finalização de dentro da área, mas o lateral-direito Igor estava atento na jogada e fez o corte, jogando a bola em escanteio. Já aos 34, foi a vez do Grêmio atacar. Alysson alçou a bola para a área, a defesa cortou parcialmente e ficou com Edenilson, que chutou firme de canhota para defesa de Viscarra.
A etapa final começou com a equipe peruana jogando de forma mais ofensiva e ficando mais com a posse de bola. Aos 13 minutos, Eryc Castillo começou a jogada pela esquerda e cruzou para área. Na primeira tentativa de finalização, Volpi defendeu parcialmente. Na sobra, Guerrero tentou e Marlon tirou em cima da linha. No rebote, Gentile abriu o placar. Dois minutos depois, Eryc Castillo chutou cruzado para marcar o segundo.
Em duas paradas para trocas, Mano Menezes promoveu as entradas de Monsalve e Alex Santana nos lugares de Edenílson e Villasanti. Logo após, Amuzu e Pavón substituíram André Henrique e Aravena.
O Grêmio buscava atacar para descontar o marcador. Aos 31 minutos, Amuzu avançou pela esquerda de ataque e, na hora da finalização, foi pressionado por quatro marcadores. A última mudança na equipe foi a entrada de Ronald no lugar de Alysson.
Com a partida se encaminhando para o final, o Tricolor seguia tentando descontar, mas encontrava a defesa peruana bem postada.
O próximo compromisso gremista será contra o Vasco, em São Januário, às 17h30 pela 15ª rodada do Brasileirão. O jogo de volta, diante do Alianza Lima, acontece na quarta-feira, 23, às 21h30, na Arena do Grêmio.
Ficha técnica
– Alianza Lima: Viscarra; Guillermo Enrique, Zambrano, Garcés e Trauco; Noriega, Gaibor (Cari) e Cantero (Sergio Peña); Eryc Castillo, Quevedo (Gentile) e Guerrero (Barcos). Técnico: Néstor Gorosito.
– Grêmio: Tiago Volpi; Igor Serrote, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi e Villasanti (Alex Santana); Alysson (Ronald), Edenilson (Monsalve) e Aravena (Pavón); André Henrique (Amuzu).Técnico: Mano Menezes.
– Arbitragem: Wilmar Roldán (COL). Assistentes: Jhon León (COL) e David Fuentes (COL). VAR: Leonard Mosquera (COL).