O Grêmio perdeu para o CSA-AL por 3 a 2 na noite desta quarta-feira (30/04), no Estádio Rei Pelé, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Braithwaite e Dodi marcaram para o Tricolor, enquanto Tiago Marques, Marcelinho e Bryann anotaram para o CSA.
O jogo de volta está marcado para o dia 20 de maio, às 21h30, na Arena. O Grêmio precisa de uma vitória por dois gols de diferença para avançar à próxima fase. Uma vitória simples levará a decisão à disputa de pênaltis.
Os donos da casa começaram a partida buscando pressionar o Grêmio, mas com a defesa ligada, Kannemann conseguiu impedir a finalização de dentro da área. Aos sete minutos, a equipe alagoana tentou de fora da área e Tiago Volpi fez a defesa em dois tempos. Com o CSA acelerando o jogo, o Grêmio buscava cadenciar a partida com trocas de passes quando tinha a posse de bola. Aos 14 minutos, Tiago Marques abriu o placar para os donos da casa.
Aos 17 minutos jogados, o Grêmio chegou pela primeira vez. Na troca de passes, Edenilson tocou de primeira para Cristian Olivera, que chutou e Islan desviou para escanteio. Em mais uma trama ofensiva, Dodi fez o desarme no campo de defesa e passou para Cuéllar. A bola ainda foi para os pés de Braithwaite e Monsalve, que avançou pela esquerda do campo e devolveu para o dinamarquês, que acertou o canto de Gabriel Félix para empatar a partida.
Em novo ataque pelo lado do campo, Cristian Olivera avançou pela direita e virou para Monsalve, que dominou e viu a ultrapassagem de Edenilson pela esquerda da área. O camisa 8 finalizou de canhota para defesa do goleiro, aos 34 minutos. O Grêmio encontrava os espaços no sistema defensivo adversário e passou a circular mais a área do CSA.
Os 45 minutos finais começaram de forma equilibrada, mas era o Tricolor que tinha maior posse de bola. As duas primeiras mudanças na equipe do Grêmio foram as entradas de Igor e Alysson nos lugares de João Pedro e Monsalve. Poucos minutos após entrar em campo, Alysson recebeu pela direita, encarou a marcação e buscou o canto em chute colocado. Gabriel Félix defendeu com a ponta dos dedos, aos 16 jogados. Também ingressaram em campo Cristaldo e Camilo para as saídas de Edenilson e Cuéllar.
A partida seguia aberta, com os dois lados tentando criar ofensivamente, mas a partida ficava parada por conta de faltas. Se na jogada trabalhada o caminho do gol estava fechado pela marcação alagoana, a virada saiu em chute de fora da área aos 34 minutos. A jogada iniciou com Braithwaite tentando de voleio, mas a bola explodiu no marcador. Dodi ficou com a bola na entrada da área e acertou o ângulo para colocar o Grêmio à frente do placar.
A vantagem não durou muito e o CSA empatou a partida aos 41 minutos, com Marcelinho. Após o gol, Mano Menezes mexeu na equipe novamente: entrou Ronald para a saída de Dodi. Nos acréscimos do jogo, Brayann recolocou o CSA à frente do placar em cobrança de falta.