Ouça agora

EXPRESSO 94

com JEFERSON PERCOSKI

Esportes

Grêmio empata por 1 a 1 com o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro

Grêmio empata por 1 a 1 com o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
  • 24/09/2025 - 22:04
  • Atualizado 24/09/2025 - 22:20

Jogando na Arena em partida atrasada da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite desta quarta-feira (24/09), o Grêmio empatou por 1 a 1 com o Botafogo. O gol do Imortal foi marcado pelo goleiro Tiago Volpi, de pênalti. O resultado deixou o Tricolor gaúcho na 11ª posição, com 29 pontos.

Agora, a equipe de Mano Menezes se prepara para o duelo contra o Vitória, neste domingo (28), às 11h, em Porto Alegre. Já o Botafogo soma 40 pontos e permanece na 5ª colocação. Também no domingo, mas às 16h, terá o clássico diante do Fluminense, no Maracanã.

Chances desperdiçadas

De volta ao time após suspensão no Grenal, o capitão Kannemann protagonizou o primeiro lance de perigo da partida. Aos 6 minutos da primeira etapa, Willian cobrou escanteio e o camisa 4 chutou de dentro da área para difícil defesa de Léo Linck. Na sobra, Edenilson foi travado pela defesa.

Aos 14, Willian passou para Marlon que cruzou na cabeça de Edenilson. Mais uma vez Léo Linck entrou em cena para evitar o primeiro gol Tricolor.

Sem o mesmo ímpeto inicial, o Grêmio foi dando espaços para o Botafogo atacar. Com isso, o Glorioso teve duas chegadas perigosas antes de encerrar os 45 minutos iniciais. Na primeira, Artur cobrou falta, e Volpi espalmou. Na segunda, Arthur Cabral obrigou boa intervenção do goleiro tricolor.

Nos acréscimos o Imortal respondeu. Willian avançou pelo meio e tocou para André Henrique que chutou rasteiro para fora.

Lei do ex

O lateral-esquerdo Alex Telles, com passagem marcante pelo Grêmio, precisou ser substituído ainda no primeiro tempo com dores no joelho. O atleta colocou gelo no local do problema enquanto ficava sentado no banco de reservas do Botafogo. Ele havia retornado ao time titular após ser preservado por dores contra o Atlético-MG. Cuiabano, também ex-Grêmio, entrou em seu lugar. A torcida gremista vaiou o atleta que até a metade do ano passado pertencia ao Imortal.

Logo no começo do segundo tempo, a primeira chance foi Tricolor. O Botafogo errou e Dodi, cara a cara com Léo Linck, chutou em cima do goleiro. A resposta foi imediata.

Aos 7, a lei do ex resolveu aparecer em Porto Alegre. Marlon Freitas deu lindo lançamento para Cuiabano, que se livrou da marcação de Alysson, invadiu a área e tocou na saída de Tiago Volpi para tirar o zero do marcador. Na comemoração, o camisa 6 provocou a torcida gaúcha.

VAR em ação

Em desvantagem, o Grêmio se lançou ao ataque. Aos 28, Cristian Olivera recebeu sozinho dentro da área, mas pegou mal na bola e isolou. A equipe de Mano Menezes passou a apostar em cruzamentos. Após bate e rebate, a bola sobrou para Marlon na entrada da grande área que chutou cruzado tirando tinta do poste de Léo Linck.

Aos 40, após cobrança de falta lateral, a bola bateu na mão do defensor do Botafogo que estava na barreira. Após revisão do VAR, a arbitragem assinalou o pênalti. Após quatro minutos de checagem, Tiago Volpi bateu e deixou tudo igual na Arena.

O Botafogo chegou à responder com um arremate na trave nos acréscimos, em chute de Cuiabano. No contra-ataque, Alex Santana cabeceou para grande defesa de Léo Linck.

Ficha técnica

– Escalação do Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Kannemann e Marlon; Noriega (Alex Santana), Dodi, Edenilson (Olivera), Willian (Cristaldo) e Pavón (Alysson Edward); André Henrique (Jardiel). Técnico: Thiago Kosloski.

– Escalação do Botafogo: Léo Linck; Vitinho, Kaio, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Newton, Marlon Freitas, Artur (Kadir) e Matheus Martins; Jeffinho (Mateo Ponte) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.

– Arbitragem: Lucas Torezin (PR), Eduardo da Cruz (MS) e Andrey Luiz de Freitas (PR). VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP).

As informações são do jornal O Sul